
O Blues nasceu de um grito de lamento de pessoas escravizadas, cresceu marginalizado nos guetos e subúrbios, revelou artistas que são ícones da música mundial desde os anos 1920 e reproduziu frutos como o rock n’ roll.
O rock n’ roll se transformou em pop music com mega espetáculos de produção artística e cenográfica, fogos de artifício, telões que ultrapassam a altura de prédios e sons sampleados ou playbacks para garantir a qualidade sonora do “espetáculo”. Porém, sem nenhuma expressão de sentimento e sem o verdadeiro “feel the blues”, como JIMI HENDRIX já dizia que: “OS BLUES SÃO FÁCEIS DE TOCAR, MAS DIFÍCEIS DE SENTIR”.
E mesmo que “desinteressante” para a grande mídia impregnada pelas Anittas e “Descer pra BC” da pobre cultura musical da atualidade, o BLUES continua ativo e não só reverenciando os seus velhos ídolos (como virou mania no rock n’roll), mas também apresentando novos talentos e sendo a mola propulsora de diversos eventos e festivais pelo mundo.
O ano de 2025 mal se iniciou, mas já temos confirmados grandes eventos voltados para os amantes do BLUES:
The INTERNATIONAL BLUES CHALLENGE acontece em Memphis-Tennessee, agora! Entre os dias 07 e 11 de janeiro. Esse festival idealizado pela THE BLUES FOUNDATION (organização norte americana destinada à preservação da história do Blues e revelação de novos talentos) propõe para artistas ainda desconhecidos a chance de se apresentarem no considerado “maior encontro mundial de músicos de Blues”. Serão mais de 20 clubes e pubs de Blues em Memphis a promoverem “batalhas” entre os blueseiros e suas bandas, além de oferecer seminários musicais, showcases, exibições de filmes e noites de autógrafos de artistas consagrados do BLUES. A dinâmica do festival consiste em realizar duelos entre os músicos selecionados e é o público presente que escolhe o vencedor, eliminando o perdedor até restarem apenas dois concorrentes (músico solo ou bandas) para a grande final.
O CHICAGO BLUES FESTIVAL acontece anualmente entre os meses de junho ou julho desde 1984 e ainda não tem datas definidas para este ano. É considerado o maior festival de Blues gratuito do mundo, reunindo milhares de pessoas para assistirem cerca de 38 shows de Blues em três dias de festa. Em 2024, o festival teve como principal headliner BUDDY GUY e ainda a banda SOUTHERN AVENUE, MR. SIPP, OTTIS SPANN, JIMMY ROGERS e diversos outros blueseiros americanos em ascensão de suas careiras.
CROSSROADS GUITAR FESTIVAL é um festival “itinerante” que acontece desde 1999 também nos EUA. A sua primeira edição aconteceu em Nova Iorque, mas o festival já visitou as cidades de Dallas, Bridgeview no Illinois e Los Angeles. O festival foi idealizado por ERIC CLAPTON com o intuito de angariar fundos para o instituto mantido por ele mesmo chamado THE CROSSROADS CENTRE ANTIGUA, no Caribe, que se tornou um dos principais centros de reabilitação em dependência química do mundo, oferecendo aos reabilitandos e familiares programas de terapia familiar, residências, orientações médicas, nutricionais, etc. O festival reúne centenas de guitarristas antigos do Blues com as novas gerações, sendo que a JAM final sempre é a mais aguardada, reunindo no palco o que existe de melhor nas guitarras de Blues. Em sua última edição em 2023 juntou no palco, além de ERIC CLAPTON, JOE BONAMASSA, GARY CLARK JR., BUDDY GUY, ZZ TOP, SANTANA, JIMMIE VAUGHAN, TAJ MAHAL, LOS LOBOS, JAKOB DYLAN, JOHN MAYER TRIO e ainda dois brasileiros no set de guitarristas: PEDRO MARTINS e DANIEL SANTIAGO.
Na Europa já foi confirmada a edição 2025 do BLIUZO NAKTYS que acontecerá entre os dias 4 e 6 de julho na zona rural da Lituânia, às margens do Lago Luksta. Os artistas já confirmados para a edição 2025 são pouco conhecidos ou completamente desconhecidos do público brasileiro, mas com longas carreiras pelo Blues lituano, como POLIARIZOUTI STIKLAI (“Óculos Polarizados”), o cantor solo DIUGAS SIRVYS e ROKAS KASÉTA. O objetivo do BLIUZO NAKTYS é reunir a diversidade cultural do Blues com influências norte americanas e europeias e fomentar o turismo lituano.
E no Brasil, também já temos datas confirmadas de vários eventos de renome internacional de Blues que sempre buscam mesclar artistas brasileiros em destaque com grandes nomes do Blues norte americano.
FLORES BLUES JAZZ FESTIVAL ocorre nos dias 28 e 29 de março em Flores da Cunha/RS. CARRANCAS JAZZ E BLUES entre 19 e 21 de junho em Carrancas/MG. IBITIPOCA BLUES nos dias 10, 11 e 12 de julho. E o BEST OF BLUES AND ROCK no Parque Ibirapuera em São Paulo nos dias 07 e 08 de junho, que vai trazer como atração principal a magnífica DAVE MATHEWS BAND.
Outros festivais tradicionais do Blues no Brasil também já confirmaram que haverá edições em 2025, como o MISSISSIPI DELTA BLUES em Caxias do Sul/RS e o REPÚBLICA BLUES em Brasília/DF, mas ainda não divulgaram cronograma nem atrações confirmadas.
Mas isso já é história para outros “Blues e Um Pouco Mais” – Vol. 02!
Por:
Roberto Chalub – advogado, historiador, escritor, compositor, letrista, músico e contrabaixista da @acorde7bluesband.